GR7 NOTÍCIAS

Vacina contra a febre aftosa começa a ser aplicada em gados de comunidades indígenas em RR

 


A Agência de Defesa Agropecuária (Aderr) começou nesta segunda-feira, 12, a vacinação de rebanhos nas comunidades indígenas das reservas Raposa Serra do Sol e São Marcos, nos municípios de Pacaraima, Uiramutã e Normandia, ao Norte de Roraima. A meta é imunizar 50 mil animais.

Divididos em duplas, os técnicos da Aderr devem ficar nas regiões por 45 dias. Todos compõem o serviço chamado Agulha Oficial.

Segundo o presidente da Aderr, Kelton Lopes, o governo vai custear combustível, diárias e carros para o trabalho da Agulha Oficial. Nas edições passadas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ficava responsável por essa parte.

Esta é a 41ª Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa que agora também é feita com apoio da Secretaria do Índio.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. Causada por um vírus, com sete tipos diferentes, a doença pode se espalhar rapidamente, caso ações de controle e erradicação não sejam adotadas logo após a detecção.

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário