Trump se autoproclama líder dos EUA e do mundo
Em entrevista à The Atlantic, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que, ao contrário de seu primeiro mandato, quando tentava “sobreviver”, agora ele “manda no país e no mundo”. A fala foi publicada um dia antes de completar 100 dias de seu novo governo.
A revista destaca medidas polêmicas adotadas por Trump: o perdão a envolvidos no ataque ao Capitólio, perseguição a políticas de diversidade, demissões em massa no funcionalismo, mais de cem decretos (muitos no primeiro dia), além de tarifas agressivas e pressões sobre aliados como Ucrânia e OTAN.
A Atlantic também revelou um vazamento de planos secretos de ataque no Iêmen, após seu editor-chefe, Jeffrey Goldberg, ser adicionado por engano a um grupo com autoridades do governo. Trump exigiu a presença de Goldberg para conceder a entrevista, após tentativas confusas de contato.
A publicação ressalta ainda como Trump atraiu antigos críticos, como Zuckerberg e Bezos, e analisa sua capacidade de manter relevância política mesmo sob processos, banimentos e perda de apoio empresarial. Um dos episódios marcantes citados é a aproximação com o republicano Kevin McCarthy, ex-crítico, em plena crise interna no partido.
Nenhum comentário