GR7 NOTÍCIAS

Pará lidera desmatamento na Amazônia no mês de agosto, diz Imazon


Um levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônica (Imazon) aponta que o Pará permanece no topo do ranking dos estados que mais desmatam a Amazônia. Somente em agosto foram 638 km² de área devastada.

A área corresponde a quase metade do total (1.606 km²) desmatado em agosto, 40% da Amazônia Legal, uma área maior do que a cidade de São Luís.

A área paraense desmatada abriga cinco municípios paraenses: Altamira, São Félix do Xingu, Pacajá, Itaituba e Portel.

“Todos estão na lista do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que indica os municípios prioritários para prevenção, monitoramento e controle do desmatamento. E eles ainda apresentam grandes blocos de áreas protegidas em seus territórios, o que torna esse desmatamento ainda mais perigoso e agravante”, comenta a pesquisadora o Imazon, Larissa Amorim.

No período analisado, o Pará concentrou seis das 10 unidades de conservação do ranking das que mais desmataram.

No acumulado do ano já são mais de 7.715 km² de devastação, sendo o maior índice dos últimos dez anos. O Imazon diz que se o Brasil quiser evitar fechar o ano com a maior área desmatada da década, é necessário agir de forma efetiva através de embargos de terras já desmatadas ilegalmente e intensificar as operações de fiscalização.

Sobre os dados no estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) diz em nota que mais de 65% das áreas florestais do Pará estão sob jurisdição do Governo Federal. De acordo com dado do DETER-INPE, o mês de agosto apresentou uma redução de 39% no desmatamento nas áreas estaduais, com relação ao mesmo período de 2020.

A Semas reforça que através das Operações Amazônia Viva foram apreendidas 7.639,80 m³ de madeira em tora extraída de forma ilegal apreendida; 1.717,4637 m³ de madeira serrada extraída de forma ilegal apreendida; 299 Motosserras que eram utilizadas na derrubada de; 154 veículos que estavam sendo usados no desmatamento ilegal foram apreendidos; 213 acampamentos destruídos; 62 garimpos ilegais interditados.

Nenhum comentário