GR7 NOTÍCIAS

Vietnã supera Bangladesh como 2º maior exportador de vestuário mundial

O Vietnã, país localizado no Sudeste Asiático, conquistou o título de segundo maior exportador de roupas prontas, ultrapassando Bangladesh. Os dados estão nos últimos registros da World Trade Statistical Review 2021, divulgados pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

As fábricas localizadas na China, Índia, em Bangladesh e no Vietnã são responsáveis pela produção de peças de moda enviadas para todo o mundo – inclusive terceirizam a costura de grandes etiquetas de moda.

Segundo os registros da OMC, as exportações de roupas vietnamitas cresceram cerca de 6,4% no ano passado, totalizando o valor de mercado de US$ 29 bilhões. O estudo também apontou o crescimento da participação do Vietnã nos últimos 10 anos para a indústria fashion. Na última década, Bangladesh ainda tinha 85% a mais de domínio – número que, em 2020, caiu de 6,8% para 6,3%.

A China, no entanto, continua liderando o ranking, sendo o maior exportador no ramo, com valor cotado em US$ 142 bilhões. Em 2020, o país teve queda de 7% devido às medidas de segurança para evitar a propagação da Covid-19 – situação que resultou no fechamento de centenas de fábricas.

Durante a pandemia, Bangladesh também reduziu as produções. Além das atividades suspensas, a região foi prejudicada com o cancelamento de pedidos de grandes marcas.

Como o portal Business of Fashion analisou em reportagem, o Vietnã passa a ser uma melhor alternativa de mão de obra barata. Os preços de transporte também são inferiores para as empresas, enquanto os valores das matérias-primas estão subindo. A moeda do Vietnã também é fixada em relação ao dólar norte-americano, portanto, há pouca flutuação quando o mercado cai.


(*) Com informações do Metrópoles.

Nenhum comentário