GR7 NOTÍCIAS

Mudança de trajeto da linha 305 vai prejudicar 95% da comunidade Nova Canaã, diz presidente

 


Agência GR7 Notícias

MANAUS - O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) pretende reduzir a rota da linha 305 que atende a comunidade Nova Canaã, localizada na BR 174, KM 41, que liga Manaus ao município de Presidente Figueiredo. De acordo com o presidente da comunidade, Roni Nascimento, o intuito da mudança de trajeto é reduzir gastos. A linha é a única que atende a comunidade que fica a 1 hora e 40 minutos da capital Manaus.

De acordo com o presidente da comunidade, a mudança do trajeto do transporte público vai prejudicar ainda mais os moradores. “Isso vai prejudicar muito a comunidade, principalmente aquelas pessoas que utilizam no dia a dia como no caso, os alunos que estudam no Centro da cidade e têm uma grande dificuldade em ir até esses locais. Sem contar que as pessoas quando saem da comunidade, estão indo até um médico”, disse. A linha que atualmente atende até o Centro da cidade, com a mudança, atenderá até o Terminal 6, localizado no Viver Melhor.

A comunidade Nova Canaã possuí em torno de 750 famílias residentes. Segundo Nascimento, além da falta de transporte público, a comunidade sofre com a escarceis de saneamento básico como saúde e educação. “A escola não atende o ensino fundamental e nem o ensino médio, as pessoas precisam sair da comunidade para estudar. Há muitas pessoas que pararam os estudos por causa dessa logística. Na área da saúde, nós não temos um Pronto Atendimento (UPA), nós temos somente uma casinha onde fazem os encaminhamentos e entregam remédios”, enfatizou.

Ainda de acordo com Nascimento, 95% da comunidade faz uso do transporte coletivo e com a mudança de rota, os moradores seriam bastante prejudicados. “Não vou descansar enquanto a gente não tiver uma resposta concreta, uma resposta aonde toda a comunidade vai ser contemplada. Hoje, 95% da comunidade utiliza o transporte coletivo e sem contar que ao decorrer do trajeto, o transporte atende em torno de mais de 17 ramais. O instituto precisa observar o impacto que essa mudança vai causar”, disse.

A equipe de reportagem entrou em contato com o IMMU solicitando um posicionamento sobre a mudança de trajeto, através do WhatsApp, foi informado que é necessário aguardar de 20 a 30 dias para obtermos uma resposta.

Nenhum comentário