GR7 NOTÍCIAS

Manaus tem 53% da população com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid; Amazonas tem 46%

 


Manaus tem 53,56% da população vacinada com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19. Dados da Secretaria Municipal de Saúde da capital (Semsa) mostra que, até essa quarta-feira, 4, 1.188.903 primeiras doses do imunizante já foram aplicadas.

Porém, especialistas afirmam que a imunização completa contra o coronavírus só acontece com as duas doses do imunizante. E é justamente nisso que consiste o problema enfrentado pela capital: apenas 16,60% da população completou o esquema vacinal. Além do baixo número, 30 mil pessoas estão com a segunda dose atrasada.

Em todo o Amazonas, a população que já está parcialmente imunizada contra a doença é de 46,51%. Os dados são do Consórcio de Imprensa, que monitora a vacinação em todo o país e também calcula o percentual a partir da população estimada.

Para mapear a situação de Manaus, o G1 calculou o número daqueles tomaram a primeira dose da vacina, em cima da população estimada do estado que, em 2020, segundo o IBGE, era de 2.219.580 pessoas.

Mas para a Prefeitura, o número da população com pelo menos uma dose da vacina é bem superior ao calculado pelo G1: 84%Isso porque, a Semsa leva em consideração apenas a população vacinável da cidade, que segundo a secretaria, é de 1.423.062 pessoas, que fazem parte de grupos preestabelecidos pelo Ministério da Saúde e os de faixa etária.

O infectologista Nelson Barbosa disse que o número é importante, mas a capital precisa avançar ainda mais na imunização da população, para evitar a proliferação de novas variantes na cidade.

"É uma coisa a se comemorar esse percentual de 53% da população parcialmente vacinada, mas ainda não é o ideal. O ideal é que mais de 90% da população de Manaus já estivesse com a primeira dose", falou.

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário