GR7 NOTÍCIAS

Letalidade da Covid no Brasil segue em queda, e é a menor em 16 semanas

 


A letalidade da Covid é a menor em quatro meses, e atingiu o menor número desde a semana terminada em 24 de abril. O indicador está em 2,97%, e tem caído paulatinamente desde o pico atingido no auge da segunda onda, quando foi de 3,01%.

A diferença pode parecer muito pequena em termos percentuais, mas representa quatro mortes a menos a cada 10 mil diagnósticos positivos da doença. Hoje, o Brasil já tem 20,5 milhões de infecções confirmadas da doença. Levando em conta esse total, a diferença no número de mortes seria de 8,2 mil.

O gráfico a seguir mostra como evoluiu a letalidade da Covid-19 desde que a doença chegou no país. A linha mostra a média móvel da letalidade, enquanto as colunas trazem a média por semana.

Como é possível ver, após um pico inicial, principalmente devido à baixa realização de testes no período, houve uma queda até o inicio da segunda onda, quando a letalidade voltou a crescer. Em seguida, o número passou a cair suavemente com o avanço da vacinação.

Essa queda se deve principalmente ao avanço da vacinação, aponta o infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Julival Ribeiro. “A grandeza da vacina é justamente diminuir o número de mortes e hospitalizações, dos casos graves”, apontou.

“Quanto mais as pessoas tomarem a vacina, seja a completa, seja a dose única, o que espera é que esse número caia, mais porque, se a gente evita casos graves com a vacina, na realidade estamos evitando número de mortes”, acrescentou.

Além da vacinação, outro fator que influencia o número e tem mais importância quando ele é desagregado por Unidade da Federação é a testagem. Estados que testam mais tendem a ter uma letalidade menor, enquanto menos testes resultam em um indicador com letalidade maior.

(*) Com informações do Metrópoles 

Nenhum comentário