GR7 NOTÍCIAS

Itacoatiara chega a 19 casos de síndrome associada à 'doença da urina preta'

 


O município de Itacoatiara (AM) registrou mais três casos da síndrome de rabdomiólise, associada à "doença da urina preta" (Doença de Haff), nesta quinta-feira, 26. Com isso, o total de casos notificados desde sábado, 22, subiu para 19.

As informações foram repassadas pela Secretaria de Saúde da cidade. Dos pacientes, 15 são adultos e quatro são crianças. Sete deles continuam internados no município, e um em Manaus.

Nesta quinta, equipes da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e da Fundação de Medicina Tropical (FMT) se reuniram com autoridades de Saúde da cidade.

No encontro, as equipes informaram que, segundo pacientes, os peixes consumidos foram pirarucu, pirapitinga, pacu e tambaqui, e que foram retirados em regiões do rio Arari, de Nova Olinda do Norte, feiras do Santo Antônio e Juari.

Consumo de peixes
O infectologista da FMT, Antônio Magela, explica que a síndrome de rabdomiólise é uma condição caracterizada por lesão muscular aguda. Quando relacionada à ingestão de peixes, ela é chamada de Doença de Haff.

De acordo com ele, os casos de Itacoatiara indicam ser a Doença de Haff. Apesar de ser conhecida como "doença da urina preta", a Secretaria de Saúde informou que esse sintoma não foi identificado em nenhum paciente, até o momento.

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário