GR7 NOTÍCIAS

Indígenas voltam a protestar em Brasília contra marco temporal para demarcação de terras

 


Indígenas de diversas regiões do país voltam a protestar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta quarta-feira, 25, contra o chamado "marco temporal" para a demarcação de terras. O tema está na pauta de julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF) desta tarde.

Com o marco temporal, as etnias só podem reivindicar a demarcação de terras nas quais já estavam antes da promulgação da Constituição de 1988. Este é o segundo dia de atos na capital federal. A mobilização dos indígenas é pela rejeição da tese, defendida por ruralistas e garimpeiros.

Às 14h15, os indígenas saíram do acampamento montado desde domingo, 22, a dois quilômetros do Congresso Nacional, e iniciaram a marcha, pelo Eixo Monumental. Eles seguem até o STF, na Praça dos Três Poderes, e carregam faixas com frases como "terra protegida" e "não ao marco temporal".

Desde a altura do Teatro Nacional, as vias N1 e S1 foram interditadas. A Polícia Militar do DF acompanha o protesto. Até a última atualização desta reportagem, não havia registro de incidentes.

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário