GR7 NOTÍCIAS

Coari registra 20 ataques de morcegos em comunidade rural, e FVS investiga surto

 


Uma comunidade rural de Coari, no interior do Amazonas, registrou 20 ataques de morcegos hematófagos durante as últimas semanas. As ocorrências chamaram a atenção da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM), que desde a segunda-feira, 2, faz uma visita técnica ao local para investigar os ataques e realizar a captura dos mamíferos.

Segundo a FVS, a espécie de morcegos hematófagos se diferencia das outras por se alimentarem de sangue, podendo atacar tanto animais, quanto humanos, o que gera o risco de transmissão do vírus da raiva por meio da mordida.

A ação do órgão é coordenada pela Gerência de Zoonoses do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Coari. O objetivo é agir no controle populacional da espécie.

O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, destacou que a visita tem o intuito de controlar a ocorrência de ataques por morcegos hematófagos o mais rápido possível, para evitar danos à saúde pública no município.

"Essa espécie de morcego oferece um grande risco à saúde humana, por isso é essencial que seja feito o controle seletivo dos morcegos associados às agressões nas localidades, para evitar mais ataques e óbitos por raiva", reforçou Cristiano.

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário