GR7 NOTÍCIAS

Cáritas já atendeu 10,8 mil migrantes em situação de rua com oferta de água, saneamento e higiene

 


A Cáritas já atendeu 10.885 migrantes e refugiados da Venezuela que vivem em situação de rua em Boa Vista e Pacaraima, na fronteira, com serviços de água, saneamento e higiene. Os dados são de novembro do ano passado até 3 de agosto deste ano.

Os atendimentos são feitos por meio do Projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras. Os atendimentos são referentes à segunda fase do trabalho, iniciada em novembro de 2020.

Conforme o assessor local de monitoramento da Cáritas, Wellthon Leal, um dos encarregados de acompanhar as metas e indicadores do projeto, a previsão era atender nesta segunda fase do Orinoco 6.554 migrantes únicos. Mas, com a abertura parcial da fronteira, em junho desde ano, houve um aumento nos atendimentos.

“No mês de julho houve um grande aumento de cadastros e acessos às instalações do Projeto Orinoco, sobretudo em Pacaraima [cidade fronteira com o país vizinho ao Brasil]. Em Pacaraima, os acessos saíram de 1.018 em junho para 3.025 em julho, cerca de três vezes mais”, disse Leal. Nos últimos oito meses, o projeto atendeu 10.766 pessoas.

Todos os números de acesso único, e também o perfil da população atendida, são acompanhados e publicados mensalmente pela equipe de monitoramento do projeto na plataforma de dados Power Bi.

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário