GR7 NOTÍCIAS

Djokovic perde bronze, desiste nas duplas mistas e deixa Tóquio sem medalhas

O tenista número 1 do mundo, Novak Djokovic, chegou ao Japão com o sonho de conquistar em 2021 o “Golden Slam” - os títulos dos quatro Grand Slam e o torneio olímpico no mesmo ano - e a chance de levar duas medalhas de ouro, nos torneios de simples e duplas mistas. O sérvio, no entanto, encerrou sua participação  nas Olimpíadas 2020, neste sábado, 31, sem nenhuma medalha.

Depois de ter sido eliminado pelo alemão Alexander Zverev na semifinal, ele perdeu hoje a disputa da medalha do bronze para o espanhol Pablo Carreno Busta, atual número 11 do mundo, por 2 sets a 1 (6/4, 6/7 e 6/3).

A ausência dos veteranos Roger Federer e Rafael Nadal colocou Djokovic como principal candidato a levar o ouro olímpico. A conquista ainda aumentaria as chances de o sérvio levar o “Golden Slam” -- ele já ganhou três Grand Slam em 2021 -- e igualar a façanha que só foi atingida pela alemã Steffi Graf, em 1988.

Mais uma derrota em Olimpíadas

O sérvio confirmou seu favoritismo no torneio até chegar à semifinal, quando caiu de virada diante do alemão Alexander Zverev, atual número 5 do mundo, por 2 sets a 1 (1/6, 6/3 e 6/1). Restou a chance de subir ao pódio, encerrada com a perda do bronze para o espanhol neste sábado. 

Foi a segunda vez que ele terminou em quarto lugar - em 2012, em Londres, ele perdeu a disputa do bronze para o argentino Juan Martín Del Potro. No Rio, quatro anos depois, Djokovic caiu novamente diante de Del Potro, dessa vez na primeira rodada.

O sérvio só conseguiu em Olimpíadas aconteceu somente em 2008, quando ele conquistou o bronze.

Decepção também nas duplas mistas

Além da disputa tradicional do simples, Djokovic também disputou em Tóquio o torneio de duplas mistas, ao lado da compatriota Nina Stojanovic. No caminho, os sérvios eliminaram a dupla brasileira Luisa Stefani/Marcelo Melo, mas caíram na semifinal contra os russos Elena Vesnina e Aslan Karatsev.

A disputa do bronze aconteceria na sequência da derrota de Djokovic para Pablo Carreno Busta, mas o sérvio desistiu -- a justificativa, segundo a Federação Internacional de Tênis, foi uma lesão no ombro esquerdo. O bronze nas duplas mistas ficou com a dupla australiana John Peers e Ashleigh Barty, encerrando o sonho de Djokovic de subir ao pódio em Tóquio.


(*) Com informações da CNN

Nenhum comentário