Wilson Lima diz não ter medo de enfrentar CPI da Covid, mas espera decisão do STF para não depor
O governador Wilson Lima disse nesta quarta-feira, 9 que não está com medo de depor na CPI da Covid. A declaração veio um dia após Lima pedir que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheça o direito dele de não comparecer à comissão para depor aos senadores nesta quinta-feira, 10.
O G1 questionou se o governador tinha receio de que a participação dele na CPI pudesse gerar novas provas para a Polícia Federal. Isso porque ele, o ex-secretário de Saúde Marcellus Câmpelo e o empresário Nilton Lins, entre outros, são alvos de uma investigação pelo órgão por irregularidades na contratação de empresas para atuarem em um hospital de campanha gerido pelo governo.
"Não tenho nenhum problema em relação à isso. Já prestei e vou continuar prestando todos os esclarecimentos necessários e eu estou muito tranquilo em relação à isso", declarou o governador.
Lima também falou que espera uma decisão da ministra Rosa Weber sobre o pedido feito para não depor. Segundo ele, sua ida até o Senado Federal afrontaria o princípio da independência entre os poderes, que é resguardado pela Constituição Federal.
"Um questionamento foi feito ao Supremo, estamos no aguardo de uma decisão da ministra Rosa Weber para garantir um princípio que é básico, que é independência entre os poderes", resumiu.
Além de Lima, outros 17 governadores acionaram o STF para tentar impedir as convocações. A relatora do caso, a ministra Weber, determinou à CPI que se manifestasse sobre o caso, e o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), pediu a rejeição da ação.
No pedido feito ao STF, os advogados do governador pediram, ainda, que os senadores da CPI da Covid não possam fazer perguntas sobre o suposto envolvimento de Lima em um esquema de corrupção no estado.
(*) Com informações do G1
Nenhum comentário