GR7 NOTÍCIAS

Hospital para pacientes com câncer é inaugurado em RR com presença do Ministro da Saúde

 


O Hospital de Amor, especializado em tratamento de pacientes com câncer, foi inaugurado nessa quarta-feira, 2, em Boa Vista. O evento ocorreu na presença do governador de Roraima, Antônio Denarium (sem partido) e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O hospital, que tem sede em Barretos, São Paulo, foi construído com emendas da ex-senadora Angela Portela (PDT) e do deputado federal Hiran Gonçalves (PP). Ao total, foram investidos R$ 30,8 milhões.

De acordo com o governo de Roraima, o hospital será administrado pela sede em Barretos, no entanto, os custos serão divididos em convênio com o estado.

Ainda segundo o governo, o hospital possui uma unidade móvel que vai percorrer os municípios do estado realizando exames para detecção do câncer. A previsão é que seja realizadas 2 mil mamografias mensais.

Durante a inauguração, o ministro Marcelo Queiroga, que esteve pela primeira vez em Roraima, falou a respeito do tratamento de câncer no Brasil.

"Doenças oncológicas, doenças cardiovasculares e crônicas, em épocas sem pandemia, são as principais causas de óbito. Doenças oncológicas precisam de um enfrentamento muito eficiente, desde a atenção primária até a de alta complexidade", declarou o ministro.

Ao ser indagado pela ex-senadora Ângela Portela sobre a vacinação contra Covid-19 em Roraima, Queiroga afirmou que o MS vai acolher o pedido de ampliação das doses, mas que isso "não depende unicamente do ministro da Saúde".

"O Governo Federal tem se empenhado para prover vacinas. Já temos 600 milhões de doses de vacinas contratadas. Isso permite assegurar que até final do ano toda a população brasileira acima de 18 anos será imunizada. O Brasil tem um programa nacional de imunização. Nós vamos acolher esse pleito feito pelos senhores de ampliar as doses de vacina para o estado de Roraima. Mas claro, isso não depende unicamente do Ministro da Saúde mas sim do SUS, que tem uma política tripartite", frisou o ministro.

O ministro da Saúde também reafirmou a importância do investimento em saúde pública, citando a construção do Bloco E, anexo ao Hospital Geral de Roraima (HGR), que foi iniciada em 2013, mas até o momento não foi finalizada.

"Precisamos fazer uma reforma no nosso sistema de saúde, torna-lo mais eficiente. Cada centavo do contribuinte brasileiro que é alocado no ministério da Saúde tem que ser detido em políticas públicas eficientes, porque não é possível uma construção no hospital que foi iniciada em 2013 se constituir em monumento ao desperdício e ineficiência da gestão pública, isso não é aceitável".

Para o governo do estado, a importância da presença do Ministro da Saúde na inauguração é uma "demonstração da parceria de Roraima com o Governo Federal".

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário