GR7 NOTÍCIAS

Equipe da Secretaria de Saúde de Careiro da Várzea recebe treinamento para aplicação de soro antiofídico

 

Agência GR7 Notícias

MANAUS - Os profissionais que integram a equipe da Secretaria de Saúde do Município de Careiro da Várzea, deram início ao treinamento oferecido pela Fundação de Medicina Tropical nesta segunda-feira, 28. O município faz parte de um projeto que pretende implementar bases na cidade para armazenar soro antiofídico, usado para picada de animais peçonhentos.

soro antiofídico é utilizado como antídoto quando uma pessoa é picada por uma serpente. Esse produto é formado por anticorpos e o principal objetivo é neutralizar o veneno que se encontra no sangue e nos tecidos da pessoa que sofreu a picada. Atualmente, o soro é encontrado apenas na Fundação de Medicina Tropical, na capital Manaus, dificultando o atendimento emergencial do paciente.

De acordo com o secretário Erlon, a fundação entrou em contato com a secretaria há cerca de dois meses. Prontamente, Erlon retornou o contato e firmaram termos de compromisso. “Nós fomos procurados pela fundação de medicina tropical há dois meses atrás, e foi apresentado esse projeto piloto no Brasil, que vai implantar bases que possa contém o soro antiofídico e distribuir nas comunidades do município que tem estrutura pra receber. Eu fiquei muito interessado, conversamos e assinamos um termo de compromisso, de enviarmos os nossos profissionais das nossas equipes de saúde pra passar por um treinamento, uma capacitação pra aplicação desse soro”, disse.


As pessoas picadas por um animal peçonhento, precisam se deslocar até a capital para receber atendimento médico, com a implementação do projeto, as chances de salvar vidas são maiores, considerando que alguns casos de óbitos foram registrados pela distância do município até a capital. Além do hospital do município, duas Unidades Básicas de Saúde receberão os insumos, segundo o secretário. “Depois desse treinamento, nós vamos receber os insumos nas nossas unidades, primeiramente no nosso hospital, que tem o maior suporte, em seguida as UBS do Nova Aliança e UBS da Gutierrez”, informou.

Durante toda essa semana, a equipe da secretaria de saúde vai receber o treinamento para a aplicação do soro, para que os atendimentos possam ser feitos nas unidades sede do município. 


Nenhum comentário