GR7 NOTÍCIAS

2º maior estado da Austrália entra em lockdown após casos da variante indiana do coronavírus

 


O governo da Austrália impôs um bloqueio de emergência de 7 dias no estado de Victoria, o segundo mais populoso, e em Melbourne, a segunda maior cidade do país, após o registro de casos da variante indiana do novo coronavírus, a B.1.617.

A ordem para permanecer em casa para quase 7 milhões de habitantes foi anunciada pelo primeiro-ministro em exercício do país, James Merlino, após o registro de 12 novos casos no estado de Victoria. Em todo o país, foram 17 novos infectados.

"No último dia vimos mais evidências de que estamos enfrentando uma variante altamente infecciosa do vírus, uma variante preocupante que está avançando mais rápido do que detectamos", afirmou Merlino sobre a variante indiana.
A variante indiana (B.1.617) é mais contagiosa e diminui a eficácia das vacinas da Pfizer e de Oxford/AstraZeneca, mas ainda é investigado se ela está relacionada a quadros mais graves de Covid-19 e se ela aumenta o risco de reinfecção.

Os 17 novos casos de Covid-19 parecem insignificantes se comparados aos números de outros países, mas a Austrália tem sido um dos países que tem melhor conseguido lidar com a pandemia.

Foram apenas três óbitos no país desde novembro, e a primeira vítima da Covid-19 deste ano foi registrada apenas em 12 de abril, um idoso de 80 anos que contraiu a doença nas Filipinas e estava em quarentena obrigatória.

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário