GR7 NOTÍCIAS

Estabelecimentos são notificados por descumprimento de medidas sanitárias em Óbidos, no PA

 


Denúncias de descumprimento de medidas sanitárias e decretos estadual e municipal levaram órgãos de saúde e segurança do município de Óbidos, no oeste do Pará, a deflagrarem uma ação integrada de fiscalização no último fim de semana. A ação resultou na notificação de alguns estabelecimentos e no isolamento do balneário Curuçambá.

Integrantes da secretaria municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Policia Militar, Defesa Civil e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) participaram da ação que percorreu chácaras e igarapés, que são pontos muito frequentados por banhistas nos fins de semana.

A ação que terá continuidade nas próximas semanas para reforçar o enfrentamento à propagação do coronavírus, visa alertar banhistas e frequentadores sobre a circulação que estimula aglomerações.



No balneário Curuçambá, atrativo turístico que fica cerca de a oito quilômetros de distância da sede do município de Óbidos, às margens da PA-437, fitas zebradas foram colocadas pelos fiscais para que fique claro aos frequentadores que os balneários seguem proibidos de funcionar por força de decreto.

Um fim de semana antes, imagens do local foram publicadas nas rede sociais mostrando aglomeração de pessoas, mesmo com a interdição do balneário. 

A fiscalização também esteve em estabelecimentos da zona urbana cidade que já foram denunciados, por supostamente promoverem aglomeração. A Polícia Militar promete ser mais incisiva nas fiscalizações.


"As pessoas insistem em desrespeitar os decretos e as autoridades constituídas, e mais grave do que isso, colocam em risco as pessoas de suas famílias. Os vídeos mostram que nas aglomerações predominam pessoas jovens, que muitas vezes não vão manifestar os sintomas da Covid-19, mas podem contaminar os pais, os avós, os tios de mais idosa, e essas pessoas podem agravar e falecer. vamos ter que agir de forma mais coercitiva para que a sociedade tome consciência do perigo que é o coronavírus", disse major David Samarone , comandante da 29ª CIPM.

O departamento municipal de trânsito também vai intensificar as fiscalizações na área de atuação do órgão fiscalizador.

"Os agentes na via pública vão agir de forma mais incisiva. Já passamos da fase de orientação, porque percebemos que a população não está obedecendo as orientações quanto à necessidade de distanciamento social, de não fazer aglomeração. Os hospitais estão lotados e as pessoas continuam desrespeitando os decretos. Então, nossa atuação será mais rígida nas fiscalizações", disse Armando Kennedy , diretor do Demutran.

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário