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Lei Rouanet dá vantagem a artistas famosos e precisa ser misturada a outros incentivos, diz especialista

Escolha da Lei Rouanet passa por empresas que usam artistas para fazerem marketing. Por isso, elas vão preferir nomes famosos, e a cultura precisa de mais tipos de incentivos, defende Dani Ribas.

polêmica dos shows sertanejos bancados por prefeituras mostrou que o incentivo à cultura no Brasil está de cabeça para baixo. As verbas diretas poderiam ajudar artistas menores. Já a Lei Rouanet, por passar pelo crivo de empresas, tende a impulsionar projetos que já têm apelo de público.

O que se vê no Brasil é o oposto: grandes artistas, em especial do sertanejo, ganham este incentivo direto, liberado com pouco critério por prefeituras. Os outros artistas lutam pelo incentivo de uma lei que, além de ser desmontada pelo governo, tem um formato pouco adequado a eles.

Quem enxerga esse cenário invertido é Dani Ribas, especialista em gestão e políticas culturais. Ela é uma das entrevistadas do podcast g1 ouviu, que busca as lições da polêmica. 

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