GR7 NOTÍCIAS

Rio Preto da Eva: Mais de 500 pessoas são beneficiadas com exames de vista e óculos gratuitos em mutirão oftalmológico


Ação contou com a presença de autoridades importantes do Estado

Na manhã do último sábado, 16, mais de 500 moradores de Rio Preto da Eva foram beneficiados com exames de vista e óculos gratuitos durante um mutirão oftalmológico realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Programa “Enxerga Mais Rio Preto”, parceria da Prefeitura de Rio Preto da Eva com o Governo do Amazonas.  

A ação aconteceu na Escola Municipal Alegria de Saber. Nesse primeiro mutirão de 2022, foram atendidas pessoas já cadastradas. Dona Ana Maria de 58 anos chegou cedo, moradora do bairro Carlos Braga, a doméstica sofreu um acidente em 2019 e desde então precisava usar óculos. “Muito importante, não só para mim, mas para todos que fizeram o cadastro. Pra gente é um privilégio, nós não temos condições de pagar um exame de vista, comprar o óculos, e agora nós estamos tendo essa oportunidade”, disse ela.


“Os cadastros foram feitos em fevereiro. Aqui no mutirão as pessoas chegam, pegam a senha, fazem o exame de vista, e em seguida são encaminhadas para uma sala onde escolhem a armação e a lente. Depois de 40 ou 50 dias esses óculos chegam e a gente faz a entrega”, explicou a secretária-executiva de Assistência Social de Rio Preto da Eva, Néia Souza.   

As crianças e adolescentes em fase escolar e os moradores da zona rural do município também serão beneficiados. Um mutirão para esses públicos deve ser realizado até junho. 

“Em todo o ano passado mais de 2 mil pessoas foram atendidas pelo Programa Enxerga Mais Rio Preto. É um ato de amor levar esse serviço para os moradores da cidade”, disse a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Rio Preto da Eva, Soraya Almeida. 

Autoridades Presentes

A ação contou com a presença da deputada estadual Alessandra Campêlo e do senador Omar Aziz. “Eu ando o estado todo, e às vezes a gente está dentro da nossa cidade e não está enxergando o que acontece no estado. Não é em todo lugar que acontece uma ação como essa, um prefeito que se preocupa com a saúde da população”, disse Alessandra. 

Já Omar Aziz salientou a importância da geração de emprego. “O povo quer emprego, quer trabalhar, um pai de família se sente digno quando ele leva a comida pra dentro de casa, uma mãe de família se sente feliz quando ela oferece um café da manhã para os filhos antes de irem para escola e almoço quando as crianças voltam para casa. E é isso que vamos gerar com a implantação do polo da Zona Franca em Rio Preto da Eva”, disse o senador.

Piscicultura e Criação de Suínos

Aproveitando a vinda ao município, a deputada Alessandra Campêlo e o senador Omar Aziz, acompanhados do Prefeito Anderson Souza e sua comitiva, conheceram a Fazenda Eldorado, localizada no KM 65 da rodovia AM-010. O proprietário é o senhor Luiz Bonfá, um dos maiores criadores de peixe em cativeiro de Rio Preto da Eva. Com uma produção de 400 toneladas/ano de tambaqui, o piscicultor tem planos para aumentar ainda mais a escala e fornecer alimentos não só para Manaus, seu maior mercado, como também para outros países. 


A comitiva também visitou o primeiro abatedouro de suínos do Amazonas, localizado no KM 64 da rodovia AM-010. Inaugurado em 2011, o empreendimento tem capacidade para abastecer o mercado consumidor de Manaus e do entorno, com até 5 mil leitões abatidos por ano.  

Secom Rio Preto da Eva 

FOTOS: Chicão Produções Marques / Erlan Roberto

Nenhum comentário