GR7 NOTÍCIAS

Grupo de pessoas LGBTQIA+ faz 'Mutirão Pela Vida' e doa sangue em Boa Vista: 'intuito é inspirar'

 


O grupo "Boa Bixa", especializado em eventos LGBTQIA+, organizou nessa terça-feira, 31, o primeiro "Mutirão Pela Vida" para incentivar pessoas da comunidade a doar sangue ao Hemocentro de Boa Vista, em Roraima.

O intuito é aumentar a arrecadação de sangue no hemocentro e também comemorar o primeiro ano em que a restrição para doação de sangue por LGBTQIA+ foi revogada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), conforme Tallon Dimitrius, organizador do mutirão, que pretende reunir 25 doadores - quase o total de 35 que o hemocentro recebe diariamente.

"Antes, mesmo se você fosse apto, se você fizesse parte da comunidade, você não podia doar sangue. Isso é uma herança do estigma do HIV que começou nos anos 1980 e nos perseguiu até agora, em 2020", relembra.

Tallon avalia que a revogação dessa restrição trouxe benefícios não só para a comunidade LGBTQIA+, mas também para os hemocentros de todo o Brasil.

"Simplesmente diminui a discriminação na hora de você doar sangue. Antes, você tinha que esconder. Pessoas LGBTQIA+ doavam sangue, mas escondidos, tinham que mentir. As pessoas da comunidade eram consideradas grupo de risco e isso era descriminação. Inclusive, resultava em um privilégio das pessoas heterossexuais que não tinham seu estilo de vida questionado. Isso foi muito um passo no discurso de igualdade", afirma.

Tallon relata também que é importante que qualquer pessoa seja doadora de sangue em todos os dias, não só no mutirão.

"Por ser o primeiro evento desse tipo, não temos uma pretensão muito alta de doações. Mas, o intuito é inspirar as pessoas, não necessariamente para agora, você pode ir qualquer dia. É só um marco para a comunidade, a primeira campanha de doação de sangue LGBTQIA+". 

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário