GR7 NOTÍCIAS

'Virada da Vacina' imuniza mais de 7,5 mil pessoas contra Covid em 24 horas em Boa Vista

 


"Virada da Vacina" imunizou 7.580 pessoas em 24 horas de ação, informou a prefeitura de Boa Vista em balanço parcial divulgado na tarde deste domingo, 22. A maioria das doses foram aplicadas em adolescentes de 12 a 17 anos de idade.

Entre as mais de 7,5 mil vacinas aplicadas estão somadas tanto a primeira como de segunda dose - a prefeitura não havia divulgado meta, mas, disponibilizou 37 mil doses da Pfizer para as 24 horas da ação. O evento custou cerca de R$ 300 mil.

A "Virada da Vacina" se encerrou às 8h desde domingo e ocorreu no Centro Cívico. A prefeitura, embora não tivesse meta, esperava chegar aos 62% do público-alvo imunizado, estimativa que ainda não dá para saber se foi alcançada porque o município ainda está contabilizando os dados.

Mesmo com o dado parcial abaixo do que a quantidade de doses disponibilizadas para ação, o prefeito Arthur Henrique (MDB) considerou que o resultado foi positivo.

“Quero agradecer a sociedade civil organizada, instituições públicas e privadas, a população que aderiu ao chamado e veio receber as doses da vacina e a todos os profissionais envolvidos. Tivemos uma adesão muito grande de jovens acompanhados dos pais que ainda não tinham se vacinado e, agradecemos principalmente a todos os profissionais de saúde e os demais das outras secretarias, assim como os parceiros envolvidos nessa força-tarefa. Foi um trabalho lindo, realizado com amor e dedicação de muitas pessoas. Vamos juntos, seguindo em frente para vencer essa doença”, pontuou.

Agora, após análise sobre os resultados da vacinação na ação e de demais pontos, a Prefeitura avaliará novas flexibilizações na capital, que dependerá dos números favoráveis. Além do Centro, o ponto de vacinação do Pintolândia funcionou até às 19h deste sábado, 21.

Durante a "Virada da Vacina" houve registro de pessoas aglomeradas e até sem máscaras de proteção à Covid. No evento havia apresentação de DJ's, bandas locais e programação infantil.

A vacinação ocorreu em sistema de drive-trhu para as pessoas que chegavam em veículos e, além disso, foram disponibilizadas 10 cabines para atender quem estivesse a pé.

O objetivo da ação era ampliar o número de pessoas imunizadas na capital. Segundo o prefeito, toda a população adulta já deveria estar imunizada ao menos com a 1ª dose, o que não ocorreu devido à baixa adesão da população.

Vacinação continua
A vacinação contra a Covid-19 continua na capital nos cinco pontos fixos de vacinação, em drive-thru e, também, em 14 unidades básicas de saúde que não atendem casos exclusivos da doença. Agora, podem se vacinar pessoas com idade acima de 12 anos.

"É necessário que as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose e estão no período, também busquem os pontos de vacinação", recomendou o prefeito.

Para se vacinar, o interessado deve levar documento original com foto, CPF ou cartão SUS e cartão de vacina.

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário