GR7 NOTÍCIAS

Manaus chega a 34 mil faltosos na segunda dose da vacina contra a Covid-19

 


Manaus chegou, nesta terça-feira, 10, a marca de 34 mil faltosos na segunda dose da vacina contra a Covid-19. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da capital.

O número de pessoas que não aparecem para tomar a segunda dose do imunizante vem crescendo de forma rápida. No dia 2 de agosto, a cidade registrava pouco mais de 20 mil faltosos. Três dias depois, o número chegou a marca de 30 mil.

Vale lembrar que a vacina contra o coronavírus só garante eficácia se completado o esquema vacinal, ou seja, a pessoa precisa receber as duas doses do imunizante. A imunização completa também é a única forma de evitar que novas variantes, como a delta, se espalhem rapidamente pelo país. Mesmo sem casos registrados da nova cepa no Amazonas, é importante manter os cuidados e garantir a imunização.

A vacina CoronaVac é a que possui mais faltosos. Dados da Semsa mostram que 17.971 deixaram passar o prazo do imunizante; já em relação aos atrasados da vacina da Astrazeneca, são 15.463 pessoas. 582 deixaram passar o prazo da segunda dose da Pfizer.

Segundo o vacinômetro da Prefeitura da capital, até às 11h20 desta terça, 363.803 já receberam a segunda dose do imunizante. Outras 25.029 receberam a dose única da Jansen.

Essas pessoas fazem parte de um seleto grupo, em todo o país, que completou o esquema vacinal contra a doença.

Em relação àqueles que receberam apenas a primeira dose do imunizante, Manaus vai um pouco além. Ao todo, 1.207.366 estão parcialmente imunizados. Isso representa 54% da população da cidade - que, segundo o IBGE, até 2020, era de 2.219.580 pessoas.

Ao passo que tenta reverter o número, Manaus também avança na imunização de novas faixas etárias. Nessa segunda-feira, 9, o governador Wilson Lima e o prefeito da capital David Almeida anunciram a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades, a partir da sexta-feira, 13, e sem comorbidades no sábado (14). A campanha também vai focar em grávidas e puérperas.

Além disso, a Prefeitura também está convocando os trabalhadores de educação para receber a segunda dose da vacina, de forma escalonada, a partir desta terça-feira.

Cadastramento
Para a primeira dose, são necessários documento de identidade com foto, original, CPF e um comprovante de residência, com cópia. Quem for tomar a segunda dose deve apresentar um documento com foto, CPF e o cartão de vacinação.

A Semsa orienta que seja feito o cadastro previamente no Imuniza Manaus e que, antes de ir a um ponto de vacinação, seja feita uma consulta ao “Filômetro”, no link bit.ly/filometrovacina, que indica, por cores, o movimento em tempo real em cada um dos locais de vacinação.

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário