GR7 NOTÍCIAS

Manaus alcança marca de 35,6 mil faltosos na segunda dose da vacina contra a Covid

 


Manaus alcançou, nesta segunda-feira, 16, a marca de 35,6 mil faltosos na segunda dose da vacina contra a Covid-19. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde da capital (Semsa).

A vacina que possui mais faltosos é a AstraZeneca. São 17.786 pessoas que deixaram passar o prazo de 84 dias para completar o esquema vacinal; em seguida vem a CoronaVac, com 16.403; e, por último, a Pfizer, com 1.478 pessoas.

É importante lembrar que a vacina contra o coronavírus só garante a eficácia quando completado o esquema vacinal, ou seja, quando a pessoa recebe duas doses do imunizante. A imunização completa também é a única forma de evitar que novas variantes, como a Delta e a Lambda, se espalhem rapidamente pelo país. Mesmo sem casos registrados das novas cepas no Amazonas, é importante manter os cuidados e garantir a imunização.

Dados da Prefeitura de Manaus mostram que até às 10h30 desta segunda-feira, 1.295.540 pessoas receberam a primeira dose do imunizante. Já 387.607 completaram o esquema vacinal com a segunda dose e 25.031 receberam a dose única da Jansen.

Esses dois últimos grupos somam um total de 412.638 pessoas, referente a 18,59% da população manauara.

Mesmo com o número de faltosos da segunda dose em crescimento, Manaus tenta reverter o quadro ao mesmo tempo que avança na imunização de novas faixas etárias. A cidade volta a vacinar na terça-feira, 17, adolescentes de 12 a 17 anos com e sem comorbidade. No sábado, primeiro dia de atendimento do novo público, o vacinômetro da Prefeitura aponta que mais de 74 mil doses foram aplicadas.

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário