GR7 NOTÍCIAS

FVS recomenda antecipar aplicação da segunda dose no AM para barrar avanço da variante Delta

 


O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Amazonas, órgão ligado à Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), recomendou antecipar a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 na população acima de 18 anos.

A determinação foi encaminhada ao CIEVS do Ministério da Saúde após o surgimento de seis casos de Covid de infecção pela variante Delta no estado, e deve ser debatida em uma reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento a Covid-19 ainda nesta sexta-feira, 20.

Além de buscar antecipar a aplicação da segunda dose, o órgão pediu a intensificação da vacinação de primeira dose em adolescentes acima de 12 anos e um preparo da rede de saúde para um possível aumento exponencial de casos de Covid-19 por meio da Delta.

Outras 11 recomendações também foram feitas para tentar barrar a circulação da nova cepa do coronavírus no Amazonas. Entre elas, monitorar estoques de medicamentos e insumos utilizados em UTIs, como oxigênio.

Além disso, foi feito um pedido para intensificar a vigilância nos portos, aeroportos e rodoviárias da capital e do interior, e a testagem e rastreamento das pessoas com a doença.

O CIEVS também alerta que é necessário manter o distanciamento social e medidas de higiene pessoal, como o uso da máscara e a lavagem correta das mãos. A sanitização de ambientes também foi recomendada.

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário