GR7 NOTÍCIAS

Fogo na Cinemateca: Doria pede ao governo federal que SP controle instituição em parceria com a prefeitura

 


O governador João Doria (PSDB) disse que enviou nesta segunda-feira, 2, um ofício ao governo federal, em Brasília, pedindo à União que o controle da Cinemateca Brasileira passe para o governo estadual em uma gestão compartilhada com com a Prefeitura de São Paulo. Atualmente, a instituição pertence à Secretaria Especial de Cultura e está sem contrato de gestão desde 31 de dezembro de 2019.

Na quinta-feira, 29, o galpão da Cinemateca, que guardava filmes históricos na Vila Leopoldina, na Zona Oeste da capital paulista, foi atingido por um incêndio. Parte do acervo foi destruída pelas chamas.

As causas e eventuais responsabilidades pelas chamas que danificaram a Cinemateca são investigadas pela Polícia Federal (PF). O Ministério Público Federal (MPF) já havia alertado o governo federal sobre o risco de incêndio no galpão e na sede da Cinemateca, que fica na Vila Mariana, na Zona Sul de São Paulo. O galpão, na Zona Oeste, não tinha Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O documento é usado para informar que um prédio possui equipamentos de segurança contra incêndio e pânico, previstos na legislação.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em um ar-condicionado de uma das salas que fica no primeiro andar. O aparelho passava por uma manutenção feita por empresa terceirizada contratada. Uma faísca teria dado início ao fogo, e a equipe não conseguiu controlá-lo.

Segundo a assessoria de imprensa do governo paulista, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo pede à Secretaria Especial da Cultura, do governo federal, o compartilhamento do controle da Cinemateca.

“Hoje [segunda-feira] o Secretário de Cultura do estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, encaminhou um ofício ao ministro do Turismo [o qual à Secretaria de Cultura se reporta] em nome do governo de São Paulo e da prefeitura da capital mencionando que nós estamos à disposição para receber a Cinemateca, recuperar o edifício que infelizmente foi vitimado pelo incêndio na Vila Leopoldina e também recuperar e gerenciar todo o arquivo de filmes da Vila Mariana”, disse o governador João Doria, no sábado, 31, em coletiva à imprensa.

Segundo Doria, a gestão compartilhada da Cinemateca com a Prefeitura de São Paulo é "um sonho do Bruno Covas [prefeito que morreu em maio deste ano por causa do câncer]".

Na sexta-feira, 30, o governador paulista já havia criticado o governo federal pelo incêndio no galpão da Cinemateca. Doria ainda disse que, quando era prefeito de São Paulo, chegou a pedir para a União a transferência da instituição para a administração municipal.

O secretário da Cultura, Sério Sá Leitão, que também esteve presente no evento, argumentou que "o último grande investimento na Cinemateca foi realizado pela gestão do ex-presidente Michel Temer".

Ainda sobre a Cinemateca Brasileira, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, informou que pediu à Defesa Civil uma vistoria no local do incêndio e na sede da instituição. "Devo receber o relatório nos próximos dias, mas também estamos atentos nessa questão de contribuir para prevenção de futuros problemas", disse ele.

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário