GR7 NOTÍCIAS

“Coincidência”, diz comandante da Marinha sobre desfile e voto impresso

 


O comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, afirmou, nesta terça-feira, 10, que foi uma “coincidência de datas” que o desfile de tanques do Planalto tenha ocorrido no mesmo dia em que será votada a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece a adoção do voto impresso para as próximas eleições no país.

Segundo Garnier, a data do evento havia sido determinada antes de a votação ser agendada para esta terça-feira.

Cerca de 40 blindados, caminhões e tanques desfilaram em frente ao Palácio do Planalto. O evento acontece todos os anos, desde 1988, em Formosa (GO), mas o convite ao presidente não é usual. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assistiu ao desfile, na companhia de ministros de Estado e parlamentares.

“Como eu disse, isso ocorre longe, ocorre num lugar que ninguém vê. A questão das críticas, me parece que houve… O presidente Lira já definiu isso. Foi uma coincidência de datas, que nós não tínhamos como prever. Na verdade, o Congresso marcou na data que a gente já tinha programado uma votação pra hoje. Então talvez isso é que tenha criado todo um pouco de ruído, né? Porque, no fim das contas, as Forças Armadas são extremamente cumpridoras da lei e da ordem”, disse o almirante ao G1.

Na segunda-feira, 9, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também descreveu a sobreposição das datas como uma coincidência “trágica”, mas ressaltou que o fato pode ser visto como intimidação do governo. “Esse movimento não é usual. Não sendo usual, em um país que está polarizado do jeito, isso dá cabimento que se especule algum tipo de pressão”, pontuou.

De acordo com o almirante, o desfile foi uma “prestação de contas à sociedade, dando visibilidade ao exercício que está sendo conduzido, e tradicionalmente é conduzido”.

(*) Com informações do Metrópoles

Nenhum comentário