GR7 NOTÍCIAS

Biden diz que prioridade é tirar do Afeganistão norte-americanos e aliados

 


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta sexta-feira, 20, que a prioridade americana neste momento no Afeganistão é tirar seus cidadãos e os aliados locais do país, para garantir a segurança deles em meio à tomada do poder pelo grupo extremista Talibã. As declarações foram feitas durante pronunciamento na Casa Branca.

“Não se enganem, esta missão de retirada é perigosa. Não posso prometer qual será o resultado final, mas, como comandante-chefe, posso garantir que vou mobilizar todos os recursos necessários”, afirmou Biden.

Ele disse ainda que o país fez “progresso significativo” nos últimos dias, citando a segurança do aeroporto de Cabul, o que pode contribuir para a retirada.

“Aos afegãos que serviram conosco, que foram a combate conosco, como intérpretes e tradutores, peço que aguardem, vocês têm o comprometimento dos EUA”, disse ele.

Biden citou que o governo retirou 204 jornalistas nesta semana e que aumentou o número de pessoas que estão ajudando a sair do país.
“Não sabemos o número exato de americanos que estão lá”, afirmou ele.

Em diversos momentos, Biden afirmou que há um acordo com o Talibã que garante que os norte-americanos não serão atacados.

“Deixamos claro ao Talibã que qualquer ataque vai ter uma resposta de força. Vamos olhar qualquer ameaça de terrorismo, inclusive das pessoas afiliadas ao Estado Islâmico que saíram das prisões recentemente – no Afeganistão, o Estado Islâmico é inimigo declarado do Talibã”, declarou.

(*) Com informações do Metrópoles

Nenhum comentário