GR7 NOTÍCIAS

Após um mês, FVS ainda investiga surto de infecção alimentar por consumo de tucumã

 


Após um mês do surgimento dos primeiros casos de infecção alimentar por consumo de tucumã na comunidade Irapajé, em Manacapuru, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) diz que ainda investiga o caso. Uma criança morreu.

A situação começou a ser investigada após a Secretaria Municipal de Saúde emitir um alerta para que os moradores da cidade não consumissem o fruto. A determinação foi dada no dia 14 de julho, quando a cidade registrava 30 casos de infecção.

Uma semana depois, a FVS atualizou para 48 o número de pessoas com suspeita de desenvolver infecção após o consumo da fruta, e passou a considerar os casos como Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). Entre os casos suspeitos, um menino de oito anos morreu.

O governo chegou a enviar uma equipe da fundação para o local. Lá, foram coletadas amostras de água e do tucumã, que foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública da FVS-RCP (Lacen/FVS-RCP), em Manaus.

O surto também foi considerado controlado, devido à ausência de notificação de novos casos.

Na época, havia a previsão que os laudos das amostras de água e tucumã saíssem em até 15 dias. O prazo terminou no início de agosto.

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário