GR7 NOTÍCIAS

São Paulo registra primeiro caso positivo para a variante Delta do coronavírus


Um homem de 45 anos testou positivo para a variante Delta, na cidade de São Paulo, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgadas nesta segunda-feira, 5. Este é o primeiro caso registrado no município. 

De acordo com a prefeitura, o homem está isolado e sendo monitorado por equipes de saúde. Três membros da família, mulher, enteado e filho, também são acompanhados pelas equipes da UBS mais próxima de onde vivem. 

Ainda não há informações se o homem infectado pela nova variante chegou de viagem recentemente ou se contraiu a doença localmente. 

"O monitoramento das variantes na capital é realizado por meio de cálculo amostral, por semana epidemiológica, com cerca de 250 amostras semanais que seguem para análise do laboratório do Instituto Butantan, onde é realizado o sequenciamento genético", explica a prefeitura.

A variante Delta, inicialmente identificada na Índia, pode se tornar a versão mais dominante do novo coronavírus em todo o mundo, segundo especialistas, e ameaça reverter planos de reabertura.

No Brasil, o Ministério da Saúde informou que, até o fim de junho, foram registrados 14 casos da variante Delta. Seis deles no Maranhão; três no Rio de Janeiro; um em Goiás; um em Minas Gerais; dois no Paraná e um em São Paulo

Duas pessoas morreram em decorrência da infecção causada pela nova cepa: um tripulante de um navio atracado no Maranhão, no dia 24 de junho, e uma gestante de 42 anos, no dia 18 de abril, no Paraná.

A preocupação com a rápida disseminação da variante Delta vem forçando um número crescente de países a impor novamente medidas restritivas mais rigorosas na tentativa de impedir que uma nova onda da covid-19 atrapalhe os esforços globais para conter a pandemia e a retomada da normalidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cepa circula por 92 países.
(*) Com informações da CNN.

Nenhum comentário