GR7 NOTÍCIAS

Redes sociais excluem mensagens racistas contra jogadores ingleses após derrota


As mensagens discriminatórias e racistas recebidas por alguns jogadores da seleção inglesa após a derrota na final do Euro 2020 contra a Itália, na disputa de pênaltis, receberam um repúdio generalizado nas últimas horas.

O próprio primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Boris Johnson, condenou as mensagens racistas nas redes sociais dirigidas a alguns dos jogadores da Inglaterra após a final perdida.

"Este time da Inglaterra merece ser elogiado como heróis, não abusado racialmente nas redes sociais", escreveu Johnson no Twitter.

"Os responsáveis por este terrível abuso deveriam ter vergonha de si mesmos", acrescentou Johnson.

O prefeito de Londres, por sua vez, chamou o ataque sofrido por alguns jogadores de "repugnante" e pediu às empresas de mídia social que tomem medidas imediatas para "prevenir esse ódio".

"O abuso racista de qualquer tipo é repugnante e não será tolerado dentro ou fora do tribunal", tuitou Khan.

"@MetPoliceUK investigará abusos on-line chocantes contra jogadores da Inglaterra. As empresas de mídia social devem tomar medidas imediatas para eliminar e prevenir esse ódio”, acrescentou Khan.

A mensagem do príncipe William

O príncipe William também se juntou ao coro que condena os ataques discriminatórios e disse que se sentiu "enojado".

"Estou enojado com o abuso racista dirigido aos jogadores da Inglaterra depois do jogo da noite passada", escreveu no Twitter o duque de Cambridge, presidente da Associação de Futebol Inglês.

“É totalmente inaceitável que os jogadores tenham que aturar esse comportamento abominável. Deve parar agora e todos os envolvidos devem ser responsabilizados", acrescentou.

Para o técnico da Inglaterra, o ataque é "imperdoável"

O técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, disse nesta segunda-feira, 12, que as mensagens racistas online dirigidas a alguns jogadores após a derrota na final do Euro 2020 - para a Itália no domingo - eram "imperdoáveis", acrescentando que "simplesmente não é o que representamos".

Em uma entrevista coletiva virtual, Southgate disse: “Para alguns deles, o abuso é imperdoável. Uma parte veio de fora, eles nos disseram isso, mas outra parte é deste país".

“Temos sido um farol para aproximar as pessoas e a seleção nacional representa a todos. Sentimos a energia e positividade dos fãs e estou incrivelmente orgulhoso disso ", acrescentou Southgate.

O técnico da Inglaterra enfatizou que lidar com os abusos deve ser uma responsabilidade coletiva.

“Quando torcerem pela equipe, todos devem lembrar que eles também representam a Inglaterra e devem representar o que defendemos. Os jogadores têm feito de forma brilhante ", sublinhou Southgate.

E concluiu: “Tivemos um efeito positivo em muitas áreas da sociedade, mas não podemos afetar tudo. Outras pessoas têm responsabilidades nessas áreas. Temos que trabalhar coletivamente para melhorar constantemente essas coisas."

Milhares de mensagens com ataques racistas foram deletadas nas redes sociais

O Twitter disse à CNN nesta segunda-feira que apagou mais de 1.000 tweets e "suspendeu permanentemente várias contas" após abusos racistas direcionados a alguns jogadores da Inglaterra, após a derrota na final do Euro 2020 no domingo.

Um porta-voz do Twitter forneceu à CNN a seguinte declaração: “O abominável abuso racista dirigido a jogadores da Inglaterra na noite passada não tem absolutamente nenhum lugar no Twitter."

“Nas últimas 24 horas, por meio de uma combinação de automação baseada em aprendizado de máquina e revisão humana, excluímos rapidamente mais de 1.000 tweets e suspendemos permanentemente várias contas por violar nossas regras, a grande maioria das quais detectamos proativamente usando a tecnologia."

"Estamos engajados de forma proativa e continuamos a colaborar com nossos parceiros em toda a comunidade do futebol para identificar maneiras de resolver coletivamente esse problema e continuaremos a desempenhar nosso papel para conter esse comportamento inaceitável, tanto online quanto offline." acrescentou a declaração.

O Facebook, dono do Instagram, disse à CNN que "removeu comentários e contas" que tinham o objetivo de abusar dos jogadores da Inglaterra e ressaltou estar "comprometido em manter nossa comunidade protegida de abusos".

“Ninguém deveria sofrer abusos racistas em lugar nenhum, e não queremos isso no Instagram”, dizia o comunicado.

“Na noite passada, removemos prontamente comentários e contas visando jogadores de futebol da Inglaterra e continuaremos a tomar medidas contra aqueles que quebram nossas regras."

"Ninguém resolverá este desafio da noite para o dia, mas estamos comprometidos em manter nossa comunidade protegida de abusos", acrescentou o comunicado.

(*) Com informações da CNN.

Nenhum comentário