GR7 NOTÍCIAS

Milhares de pessoas protestam na França contra restrições anticovid

Aos gritos de “Liberdade, liberdade!”, milhares de pessoas, segundo jornalistas da AFP, manifestaram-se neste sábado, 24, na França contra as medidas decididas pelo governo para lutar contra o avanço da epidemia de covid-19, que ganha terreno com a variante Delta.

Em Paris, uma mobilização constituída essencialmente por “coletes amarelos”, um movimento de protesto hostil à política do governo, partiu da Place de la Bastille, no sudeste da capital.

Jornalistas da AFP presenciaram incidentes esporádicos entre agentes das forças de ordem e manifestantes.

Milhares de outras pessoas, poucas delas usando máscara, reuniram-se ao som do hino nacional, a Marselhesa, na Place du Trocadéro, no oeste de Paris, respondendo ao chamado do ex-eurodeputado da extrema direita Florian Philippot.

“Liberdade, liberdade” gritavam os manifestantes, vindos de Paris e das províncias, reunidos em torno de um púlpito com dezenas de bandeiras francesas. “Liberdade, eu não sou sua cobaia”, resumia o slogan escrito em um cartaz.

Esse movimento ocorre no momento em que os franceses afirmam ser esmagadoramente a favor da decisão – tomada em 12 de julho pelo presidente Emmanuel Macron – de tornar a vacinação obrigatória para os profissionais da saúde e de outras profissões, sob pena de sanções.

A obrigatoriedade do passe sanitário (vacinação completa ou teste negativo recente) para ter acesso a locais públicos também é apoiada pela maioria dos franceses, de acordo com uma pesquisa publicada no dia seguinte a esses anúncios.

Já aplicado em espaços culturais e de lazer, o passe sanitário deve ser estendido no início de agosto aos cafés, restaurantes e trens.

O anúncio das novas medidas por Emmanuel Macron teve o efeito de acelerar a vacinação na França: 39 milhões de pessoas, ou 58% da população total, receberam pelo menos uma dose até sexta-feira e 48% estão totalmente vacinados.

Mas depois de uma queda na primavera, o número de contaminações explodiu na França sob o efeito da variante Delta, altamente contagiosa, passando de 4.500 no dia 9 de julho para quase 21.500 na sexta-feira.

A epidemia já matou mais de 110.000 pessoas na França até o momento, de acordo com o site oficial santepubliquefrance.fr.

(*) Com informações do IstoÉ.

Nenhum comentário