GR7 NOTÍCIAS

Homenagem à vereadora assassinada Marielle Franco é vandalizada em São Paulo


Um mural em homenagem à vereadora assassinada Marielle Franco foi pichado com a frase "Viva Borba Gato". A colagem fica em um escadão na rua Cardeal Arcoverde, no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. 

Em 2018 - um ano após a morte da parlamentar -, a homenagem já havia sido vandalizada. O mural foi restaurado pelo movimento Ocupa Política, que afirmou que vai refazer a homenagem.

A Polícia Militar, no entanto, disse que não recebeu nenhum chamado de vandalismo para a região.

Em nota, a Polícia Civil informou que até o momento, nenhum boletim de ocorrência foi registrado.

"Diante das informações obtidas, a autoridade instaurou inquérito policial e atua para identificar e responsabilizar os autores", diz o comunicado.

Estátua de Borba Gato é incendiada

No último sábado, a estátua em homenagem ao bandeirante Manuel de Borba Gato, que fica na zona sul de São Paulo, foi incendiada por manifestantes.

Segundo a Polícia Militar, indivíduos desceram de um carro e atearam fogo em pneus na base da estátua. O monumento foi danificado.

A estátua de Borba Gato causa polêmica no país por representar figuras escravocratas da história brasileira. Nas redes sociais, o incêndio levantou novamente a discussão sobre o papel de Borba Gato na escravidão de índios e negros no Brasil.


(*) Com informações da CNN.

Nenhum comentário