GR7 NOTÍCIAS

Ana Hikari detona homenagem a asiáticos na Globo: 'Foi racista'


Apesar do contrato com a Globo, a atriz Ana Hikari não ficou calada diante da reprodução de preconceitos contra a comunidade asiática feita pela emissora. Ela criticou duramente a série de gafes cometidas às véspera do aniversário de 113 anos da imigração japonesa no Brasil, em 17 de junho, disfarçadas de homenagem. “Foi extremamente racista”, disse Ana ao Notícias da TV.

Na avaliação da profissional, que fez a protagonista asiática da Globo, o Mais Você temático foi um verdadeiro show de horrores. Um funcionário pintou o rosto e reproduziu o yellowface para homenagear a repórter Juliane Massaoka, descendente de japoneses. Além disso, um homem branco da equipe surgiu fantasiado de samurai e falou de forma estereotipada.

“Pessoas de origem asiática não falam daquela maneira, segundo que a fonética do ‘l’ nem existe na fonética asiática, japonesa especificamente. Aquilo lá é uma maquiagem que nada tem a ver com samurai. É uma maquiagem do teatro japonês, é uma coisa específica, sabe? Tudo ali tava muito… Foi extremamente racista, então, eu sinto muito que isso tenha acontecido”, lamentou a artista.

Hikari, que integra um núcleo interno da Globo para debater questões de cunho racial e de gênero, disse que sua indignação ficou ainda maior quando soube que a produção de Ana Maria Braga não fez nenhum tipo de retratação. “É isso o que me deixa mais chateada, sabe? De ver que por mais que a empresa dentro já esteja com essa movimentação, ainda tem ponta solta”, concluiu.

(*) Com informações do Metrópoles.

Nenhum comentário