GR7 NOTÍCIAS

Afeganistão declara toque de recolher na maior parte do país


As autoridades afegãs, que enfrentam há dois meses uma grande ofensiva do Talibã, decretaram neste sábado, 24, um toque de recolher noturno em todo o país, exceto em três províncias, uma delas Cabul.

“Para conter a violência e limitar os movimentos dos talibãs, um toque de recolher foi decretado em 31 províncias”, anunciou o ministério do Interior em um comunicado, especificando que apenas as regiões de Cabul, Panjshir (nordeste) e Nangarhar (leste) não serão afetadas.

O porta-voz adjunto do ministério, Ahmad Zia Zia, disse a repórteres que o toque de recolher estará em vigor das 22h00 às 4h00, mas não especificou por quanto tempo.

O Talibã lançou uma ofensiva contra as forças afegãs no início de maio, coincidindo com a retirada final das forças estrangeiras do Afeganistão, agora quase completa.

Nos últimos dois meses, a maioria dos 9.500 soldados estrangeiros deixou o país.

O Talibã assumiu o controle de grandes áreas rurais do Afeganistão e vários postos nas fronteiras com o Irã, Turcomenistão, Tadjiquistão e Paquistão.

Até agora, as forças afegãs ofereceram pouca resistência e controlam apenas as estradas principais, assim como as capitais provinciais.

Depois de três dias de relativa calma por ocasião do Eid al-Adha, o feriado muçulmano do Sacrifício, as autoridades afegãs anunciaram na sexta-feira o lançamento de várias operações militares em cerca de 15 províncias, com o objetivo de tentar recuperar o terreno.

Um jornalista da AFP reportou neste sábado operações do exército na província de Kunduz, no norte.

O ministério da defesa anunciou na sexta que o exército havia reconquistado um importante distrito na província de Herat, no oeste, perto da fronteira com o Irã.

Os Estados Unidos, cuja retirada foi 95% concluída, segundo o chefe do Estado-Maior do Exército, confirmaram que forneceram apoio aéreo às forças afegãs.


(*) Com informações do IstoÉ.

Nenhum comentário