GR7 NOTÍCIAS

Tóquio proíbe gritos, abraços e venda de bebidas na Olimpíada

 


A Olimpíada de Tóquio, que começa daqui a exatamente um mês na capital do Japão, será um evento esportivo sem alegria nem festa devido à pandemia do novo coronavírus.

Os organizadores dos Jogos anunciaram nesta quarta-feira, 23, novas e rigorosas regras a Covid-19 para os espectadores do evento: sem abraços, sem abraços, sem autógrafos e sem bebidas alcoólicas.

Adiados em 2020 por causa do novo coronavírus, os Jogos Olímpicos estão previstos para ocorrer entre 23 de julho e 8 de agosto deste ano e os Jogos Paralímpicos, entre 24 de agosto e 5 de setembro.

A presidente do comitê organizador, Seiko Hashimoto, afirmou que "o ambiente festivo terá que ser suprido para que os jogos sejam seguros. Disse também que será necessário ter "criatividade" para estimular um ambiente positivo, apesar das restrições.

Na segunda-feira, 21, o comitê anunciou a permissão para até 10 mil torcedores japoneses por evento (ou 50% de ocupação nos locais de competição, o que for menor). Estrangeiros estão proibidos.

Hashimoto também advertiu que o Japão não terá as mesmas cenas de festa da Europa. "Na Europa, os lugares estão cheios de comemorações. Infelizmente, talvez não possamos fazer o mesmo".



Exigências na Olimpíada
Os  espectadores deverão cumprir alguns requisitos para entrar nas sedes olímpicas: caso a temperatura corporal seja superior a 37,5ºC em dois controles de medição, o torcedor terá a entrada negada.

E, se a pessoa tiver a entrada rejeitada, não terá o ingresso reembolsado. Torcedores que tossirem ou não usarem máscara também não serão permitidos.

Uma vez dentro do local de competição, os torcedores poderão aplaudir os atletas, mas não estimular - "nem entrar em contato direto com outros espectadores". E a recomendação é sair do local imediatamente após o fim da competição.

Também será proibido pedir autógrafos aos atletas ou "expressar apoio verbal" e participar de "qualquer forma de aclamação que possa resultar em uma multidão".

Os espectadores não terão acesso a bebidas alcoólicas, que são permitidas em outros eventos esportivos organizados atualmente no Japão. A medida foi tomada "para atenuar, na medida do possível, as preocupações da população", afirmou a presidente do comitê organizador.

"As pessoas podem sentir alegria no coração, mas não podem fazer barulho e devem evitar as multidões", segundo Hashimoto. "Estamos nos esforçando muito para encontrar uma nova forma de celebrar".

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário