Receita libera consulta a restituição do Imposto de Renda
Desde as 10h de sábado, 24, o contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física no início do prazo saberá se vai receber dinheiro do Fisco ainda este mês. Nesse horário, a Receita Federal liberou a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2021.
Será o maior lote de restituição da história, tanto em valor
desembolsado quanto em número de contribuintes. Ao todo, 3.446.038
contribuintes receberão R$ 6 bilhões. Desse
total, R$ 5.548.337.897,41 serão
pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 96.686 idosos
acima de 80 anos, 1.966.234 entre 60 e 79 anos, 127.783 contribuintes com
alguma deficiência física, mental ou doença e 891.421 contribuintes
cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O restante do lote será destinado a 263.914 contribuintes
não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 28
de fevereiro deste ano.
O dinheiro será pago em 31 de maio. A consulta pode ser
feita na página da Receita Federal na internet. Basta o
contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar
Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de
Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
A consulta ao site permite a verificação de eventuais
pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha
fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta
enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.
Calendário
Inicialmente prevista para terminar em 30 de abril, o
prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física passou
para 31 de maio por causa da segunda onda da pandemia de
covid-19. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi
mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último
dia útil de cada mês.
A restituição será depositada na conta bancária informada na
Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for
realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão
disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de
forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de
Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001
(capitais), 0800-729-0001 (demais localidades)
e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes
auditivos).
(*) Com informações da Agência Brasil.
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