GR7 NOTÍCIAS

Onda de ataques em Manaus: o que se sabe e o que ainda falta esclarecer

 


Manaus sofreu uma onda de ataques violentos neste domingo, 6. Desde a madrugada, diversos veículos foram incendiados e prédios foram depredados. Em pelo menos três cidades do interior, também houve atentados. Até o fim da noite, 14 pessoas foram presas.

Veja o que se sabe e o que ainda falta esclarecer:

O motivo para os ataques
Informações levantadas pelo departamento de inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) apontam que a motivação para o início dos atos de vandalismo foi a morte de um traficante de drogas, e que a ordem de depredação partiu de dentro de um presídio por membros do mesmo grupo criminoso.

Quem é o traficante cuja morte motivou os atos de vandalismo?
A morte de Erick Batista Costa, conhecido como Dadinho, de 30 anos, teria motivado os atentados. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates. "Dadinho" morreu no sábado, 5, durante uma operação policial no bairro Redenção, Zona Oeste da capital.

Como os criminosos agiram
Atearam fogo em, pelo menos, 21 veículos, sendo ônibus do transporte coletivo e duas viaturas - uma da Polícia Militar e outra da Polícia Civil. Na maioria dos atentados, eles usaram coquetel molotov: uma arma cheia de combustível com pavio no gargalo.

O explosivo também foi jogado em prédios públicos, como agências bancárias, estações de ônibus e um distrito de obras da prefeitura de Manaus. No interior do Amazonas, foram depredados escolas, unidades de saúde e viaturas policiais.

Não há informações sobre feridos.

Locais onde ocorreram os ataques
Os ataques foram registrados em todas as zonas da capital. Também houve atentados nas cidades de Careiro Castanho, Manacapuru e Parintins. A SSP informou que triplicou o policiamento na capital e região metropolitana.

Ônibus 
A prefeitura informou que o serviço deve voltar a funcionar nesta segunda-feira, 7. Contudo, as empresas de transporte decidiram não operar, conforme decisão do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram).

Outros serviços afetados
Segundo o governo do Estado, as aulas presenciais na rede estadual de saúde estão suspensas nesta segunda-feira.

Presos
Até o fim da tarde deste domingo, 14 pessoas foram presas suspeitas de participação nos atentados em Manaus, e pelo menos um homem foi preso em Parintins. A identidade dos suspeitos não foi divulgada.

Na capital, conforme a delegada-geral da Polícia Civil, Emilia Ferraz, 13 presos estão envolvidos diretamente nos atentados, e estavam se preparando para cometer novos ataques. Uma 14ª pessoa presa teria ordenado os atentados no bairro Redenção.

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário