GR7 NOTÍCIAS

Manaus não registra óbitos por Covid em 24h pela 1ª vez desde novembro

Pela primeira vez em sete meses, o município de Manaus, capital do Amazonas, não registrou mortes por Covid-19 em um período de 24 horas. O dado consta no mais recente boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), divulgado na quarta-feira, 23, com informações do dia 22.

Na data, foram registradas duas mortes em todo o estado do Amazonas. Nenhuma delas, no entanto, ocorreu na capital. O governador Wilson Lima (PSC) comemorou o número e incentivou a continuação da campanha de imunização contra o coronavírus.

“Manaus não registrou nenhuma morte por Covid-19 nas últimas 24 horas. Essa notícia nos enche de esperança. Vamos continuar trabalhando para avançar ainda mais na vacinação, o caminho mais seguro para sairmos desta pandemia”, disse o governador.

O estado do Amazonas registrou, até a quarta-feira, 23, um total de 13.246 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 511 novos casos da doença.

Outro número divulgado no boletim também chama a atenção: na última terça-feira, 22, nenhum sepultamento de vítimas de Covid-19 foi registrado em Manaus.

A capital do Amazonas tem 175 pessoas internadas em unidades de terapia intensiva (UTIs) para pacientes atingidas pelo coronavírus. Além disso, há 192 pessoas em leitos clínicos.

Leitos e vacinação

A taxa de ocupação das UTIs Covid-19 na cidade de Manaus é de 54,44%, e a dos leitos clínicos, 43,55%. Os números são animadores, já que a região registrou, no começo de 2021, colapso no sistema de saúde.

Na época, a cidade enfrentou desabastecimento de oxigênio, unidades hospitalares lotadas e acometimento da população pela variante P.1 do coronavírus, também conhecida como variante gama, identificada pela primeira vez em Manaus.

Segundo painel de vacinação da Fundação de Vigilância em Saúde, o estado do Amazonas aplicou 1,7 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19. Do total, 1,2 milhão corresponde à primeira dose e 530,3 mil ao reforço.

É importante ressaltar que, para que a eficácia das vacinas seja totalmente alcançada, é preciso completar o esquema vacinal com duas doses — no caso de fármacos que exigem duas aplicações, como a Pfizer, Coronavac e AstraZeneca.

 

(*) Com informações do Metrópoles.

Nenhum comentário