GR7 NOTÍCIAS

Uma a cada 500 pessoas teve reação adversa a vacinas contra Covid-19

 


Dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro constataram que dos 2.347.422 vacinados contra o novo coronavírus na capital fluminense, apenas 4.694 tiveram reações adversas. Ou seja, somente um a cada 500 pessoas imunizadas apresentou algum tipo de efeito colateral.

A prefeitura informou ainda que de todos os pacientes que tiveram os sintomas após a vacinação contra Covid-19, a maioria apresentou reações brandas, como dores corporais, indisposição e início de um quadro febril.

Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e professor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Alberto Chebabo, o resultado positivo com as vacinas já era esperado entre os pesquisadores da área. 

“As vacinas são muito seguras, isso eu posso garantir. Os cientistas envolvidos realizaram muitas pesquisas mesmo com o pouco tempo hábil. A Coronavac, por exemplo, praticamente não tem reação adversa. A vacina de Oxford [Astrazeneca] gera um pouco mais de sintoma, mas quase nada também”, disse o professor da Universidade Federal do Rio. 

Chebabo reiteirou também que os efeitos colaterais, quando registrados, são de pouca relevância. 

“Normalmente são sintomas leves apresentados pelos vacinados contra Covid-19. São dores e indisposição, apenas. Raríssimos casos tem um caso grave, quando uma pessoa apresenta um quadro de trombose”, finalizou.

(*) Com informações da CNN

Nenhum comentário