Rio Branco atinge nível de atenção para máximas
O nível do Rio Branco subiu e chegou a zona de atenção para máximas. O alerta faz parte do boletim do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), divulgado na última quarta-feira, 5.
Segundo o documento, as estações em Boa Vista e Caracaraí devem permanecer dentro da faixa de atenção para máximas nos próximos dias, por conta das chuvas acima do normal, especialmente na sub-bacia do rio Tacutu. No entanto, a velocidade de elevação do rio deve diminuir uma semana depois.
"Não se descarta a possibilidade de que o rio atinja níveis de alerta nas duas estações ao longo dos próximos 15 dias, embora a probabilidade ainda seja baixa. Isso pode acontecer caso as chuvas que serão observadas ao longo do período estejam acima da média prevista", informa o SGB, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia.
Em menos de um mês, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas laranja de perigo de chuvas intensas para Roraima. O último é válido até a segunda-feira, 10. A previsão é de chuvas com volume total de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos com intensidade que vão de 60 a 100 km/h.
Na estação de Maracá, localizada no rio Uraricoera, em Alto Alegre, o Serviço Geológico aponta que os níveis atuais são maiores que as máximas diárias observadas em todo o histórico da estação.
A operação de monitoramento da bacia do rio Branco em 2021 começou na primeira semana de maio. O período de cheia desse seguir até o mês de agosto.
Durante o período, a CPRM continuará acompanhando o comportamento hidrológico dos O rio Branco, e seus afluentes Surumu, Tacutu, Uraricoera e Mucajaí. O sistema possui 11 estações de monitoramento.
Os dados hidrológicos utilizados nos boletins são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional das Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil e outros parceiros.
(*) Com informações do G1

Nenhum comentário