GR7 NOTÍCIAS

Justiça determina envio de doses de vacina contra Covid para trabalhadores da educação de Manaus

 


A Justiça Federal determinou que o Ministério da Saúde (MS) inicie a vacinação dos trabalhadores da educação e envie, imediatamente, 40 mil doses de imunizantes para atender a categoria em Manaus.

A decisão foi proferida na tarde desta quarta-feira, 12, pela juíza federal titular da 1ª Vara no Amazonas, Jaiza Maria Pinto Fraxe. Ela atende a um pedido da Prefeitura de Manaus, que irá retomar as aulas no formato híbrido (presencial e online) no dia 18 deste mês.

O G1 buscou um posicionamento do Ministério da Saúde sobre a decisão, e aguarda resposta.

Atualmente, Manaus está imunizando grávidas, mães com até 45 dias de pós-parto e adultos, que possuam doenças preexistentes.

Na decisão, a magistrada ressalta que a imunização pode subsidiar o retorno às aulas presenciais e, com isso, milhares de crianças em situação de vulnerabilidade social poderão ser melhor acompanhadas pelo poder público.

“Para além dos riscos temos dados oficiais informando a existência de cerca de 30 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em residências, aguardando o retorno às aulas, para voltarem a ter ao menos duas refeições ao dia, além de esporte e orientação pedagógica, de modo a se afastarem também de situações de violência e formas de violação de direitos”, diz a magistrada.

Os profissionais da Semed, da rede estadual e privada, podem realizar cadastro no site “Imuniza Manaus”.

Na rede municipal, mais de cinco mil profissionais já foram imunizados. Aproximadamente 2.500 pelo estudo “CovacManaus" e 2.521 pelo cronograma de vacinação da prefeitura, pelos critérios de idade ou comorbidade.


(*) Com informações do G1

Nenhum comentário