GR7 NOTÍCIAS

Filhotes de garça morrem após poda de árvores em Santarém

 


As cenas dos filhotes de garça em cima de amontoados de galhos de mangueira ou mortos tomaram conta das redes sociais nas últimas 24h. Feita por servidores da prefeitura, a podagem das árvores aconteceu na terça-feira, 25, em Santarém, no oeste do Pará, e recebeu críticas.

As mangueiras ficam na Avenida Mendonça Furtado e têm servido, há muitos anos, de abrigos para as aves que migram da região de várzea para a área urbana durante o período chuvoso.

No entanto, apesar de haver diversos ninhos das aves, a poda foi feita por servidores da Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap), responsável pelo serviço no município. E não foi feita a remoção dos animais. Devido a fragilidade dos filhotes muitos morreram.



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que tinha dado autorização para tal serviço desde que observada a situação das aves e medidas de preservação à espécie fossem adotadas.

Os animais que não morreram foram levados para o zoológico em Santarém. Segundo a Semma, está em andamento um processo de remanejamento dos animais para o habitat natural e que um grupo de trabalho está sendo formado para verificar estratégias que possibilitem a dispersão das aves para locais distantes da área urbana.

Depois da repercussão nas redes sociais, a Semap se manifestou dizendo que vai apurar as responsabilidades dos servidores. Segundo a Delegacia de Meio Ambiente e proteção a animais (Demapa) as investigações serão conduzidas baseadas na Lei de Crimes Ambientais para responsabilizar criminalmente os autores.

(*) Com informações da G1

Nenhum comentário