GR7 NOTÍCIAS

Comunidades da região ribeirinha de Santarém recebem 17 toneladas de kits para enfrentamento à Covid-19

 


Os moradores de 39 comunidades das regiões de Urucurituba, Aritapera, Ituqui e Tapará, localizadas na região de rios de Santarém, no oeste do Pará, receberam 17 toneladas de kits para enfrentamento à Covid-19. Os kits de higiene e proteção foram entregues em meio a uma grande operação logística a 2.500 moradores.

Os donativos chegaram até a região de várzea divididos em três barcos, com parceiros e voluntários da Campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona. A ação solidária foi organizada pelo Projeto Saúde e Alegria, com o apoio da Sapopema, STTR-Santarém e Colônia de Pescadores Z-20.

O presidente da Associação de Moradores de Cabeça d’Onça, Antônio Azevedo, disse que esta foi a segunda vez que a ação chegou à localidade. "A higiene faz parte para combater a Covid-19. Os kits vêm na hora certa, eu quero agradecer muito em nome da comunidade”, falou.

Santarém atingiu na terça-feira, 13, a marca de 895 óbitos e 17.159 casos confirmados pela doença. Segundo o censo do IBGE, em 2020, a população do município foi estimada em 306.480 mil pessoas, e cerca de 25% desse percentual é formado pela população rural. A maior preocupação da Campanha é com este público que, segundo o coordenador da Sapopema, Antônio José Bentes, é mais vulnerável.


“As comunidades da zona rural de Santarém estão numa situação desfavorável e de maior vulnerabilidade em relação à pandemia. Eles estão distantes das estruturas de acesso, os custos de deslocamento são elevados e nem sempre possuem condições para fazê-lo. Esse esforço para entrega de kits de higiene e limpeza contribui para que as famílias tenham o mínimo para se proteger contra a doença”, contou.

Para o coordenador de Educomunicação do PSA, Fábio Pena, a parceria entre as entidades tem como principal motivador, proteger as comunidades por meio da prevenção.

“Esse ano tivemos muito mais casos do que no anterior, isso aumenta a nossa preocupação em incentivar as comunidades a manterem os hábitos de higiene e proteção, os básicos principalmente, lavar as mãos, usar máscara e álcool em gel pra se prevenir. Sabemos que na realidade das comunidades são os itens que ficam pra depois porque a falta de recursos limita o acesso desses produtos e também precisa ir na cidade para adquirir”, ressalta.

Compõem os kits: água sanitária, sabão de coco, álcool em gel e máscaras. Também foram entregues kits para as Unidades Básicas de Saúde, com água sanitária, sabão de côco, panos de chão, luvas, papéis higiênicos, rodos, vassouras, sabão em pó, detergentes, copo descartável e álcool em gel.

(*) Com informações do G1

Nenhum comentário