GR7 NOTÍCIAS

3º onda de Covid-19 no AM pode chegar em 60 dias, diz secretário da saúde

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, declarou nesta terça-feira, 6, durante um evento ao lado do governador Wilson Lima, que a 3º onda de Covid-19 no estado pode começar em 60 dias. De acordo com o secretário, o governo está usando o recrudescimento da doença na Europa, levando em consideração que os dois picos da doença coincidiram no continente e no estado.

O estado já prepara um novo plano de contingência como medida para evitar esse possível terceiro pico. O governo vai monitorar os dados da pandemia no Amazonas e caso haja um aumento significativo de internações, contaminação e óbitos, medidas devem ser adotadas.

"Existe um delay de 60 dias entre a Europa e o Amazonas. Mas isso depende muito das medidas que são tomadas, principalmente, em relação ao comportamento social. Temos que ter um comportamento social de prevenção, usar máscara e evitar aglomerações, porque isso nos garante uma não-contaminação. Agora, isso também é relativo. Veja que na onda passada passamos de abril e maio até novembro sem um aumento na alça epidêmica", explicou.

Dessa vez, os hospitais de campanha que foram criados para atender pacientes com Covid-19 não serão desmontados como na primeira onda da doença. 

"Nós temos um limite físico de leitos. Isso é natural em qualquer rede de saúde. Mas nós estamos trabalhando para manter todas as estruturas. Nenhuma [estrutura] foi desmontada, com exceção da enfermaria de campanha do Hospital Delphina Aziz que é uma estrutura das Forças Armadas e foi desmontada para ser levada para estados mais agravados. O restante da nossa rede, inclusive, o Hospital de Campanha da Nilton Lins, ele permanece instalado".

Nenhum comentário